top of page
Buscar

Capsulite Adesiva

cformaeequilibrio

A Capsulite Adesiva (CA) ou Ombro Congelado (OC) é uma síndrome caracterizada por dor, rigidez articular fibrosa de origem capsular, de início insidioso, relacionada com um período de imobilidade da articulação, com evolução lenta, associada ou não a outras doenças. É relativamente frequente e acomete mais o sexo feminino (4:1) na faixa etária dos 40 a 60 anos, sem preferência por lado ou dominância e pode estar associada a outras doenças, como o diabetes.

Pode ser primária ou idiopática quando não se identifica a causa aparente ou associação com outras doenças e secundária quando se identifica uma correlação. Não há um consenso sobre se o processo é de origem inflamatória ou fibromatosa, mas há evidência de que seja resultado de inflamação sinovial. Isso resulta em retração da cápsula articular e ligamentos.

A CA apresenta diferentes estágios de evolução e pode durar vários meses. Há dor constante, com início insidioso que se agrava rapidamente, seguida por limitação progressiva da mobilidade articular. A elevação, rotação medial e lateral estão comprometidas com rigidez e bloqueio articular.

Ainda que a cura gradativa e espontânea possa ocorrer, é importante ter o diagnóstico do ortopedista para prevenir a longa evolução da doença e evitar sequelas. Apesar das controvérsias, há consenso de que o combate à dor e a mobilização precoce do ombro com fisioterapia são essenciais.

É importante o apoio psicológico ao paciente, que deve ser informado, de modo otimista, sobre o curso da doença, sobre os tratamentos disponíveis e avisado que embora a recuperação seja lenta, há boas perspectivas de cura.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page