A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença reumatológica que causa inflamação na coluna vertebral e nas articulações sacro-ilíacas (quadril). É 4-5 vezes mais frequente em homens e geralmente os pacientes desenvolvem os primeiros sintomas no final da adolescência ou início da idade adulta (17-35 anos). Filhos de pais com EA têm maior chance de apresentar a doença no futuro.
Os sintomas iniciais incluem dores persistentes nas costas e nas nádegas que podem se espalhar pela parte de trás das coxas. A dor geralmente melhora com exercícios e piora com o repouso, sendo pior pela manhã. Outros sintomas como uveítes, psoríase e dores articulares difusas podem estar presentes.
O paciente deve consultar um médico reumatologista e verificar qual o melhor tratamento medicamentoso para o seu caso para o alívio dos sintomas e para estagnar ou diminuir a velocidade de progressão da doença.
Como a doença afeta principalmente as articulações intervertebrais, levando a uma fusão da coluna, é de extrema importância manter a mobilidade da mesma, manter uma boa postura e diminuir tensões musculares visando a independência funcional e a liberdade de movimento.
A EA é uma doença crônica e o diagnóstico impacta a vida do paciente. É importante educar e esclarecer sobre os sintomas e fases da doença e identificar junto ao paciente que estratégias de enfrentamento serão necessárias adquirir para que haja aceitação e comprometimento em busca de uma melhor qualidade de vida.
#espondiliteanquilosante #dor #fisioterapia #florianopolis #fisioterapeuta #aliviodador @fisio.julianafaust @fisio.formaeequilibrio #fisioreumato #qualidadedevida #ankylosingspondylitis #physiotherapy #tcc
Comentários