top of page
Buscar

Fisioterapia nas Epicondilites

  • cformaeequilibrio
  • 17 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura

A Epicondilite é uma lesão que ocorre nos tendões extensores (epicondilite lateral) e flexores (epicondilite medial) do punho. A lesão ocorre pela tração contínua resultando em microrrupturas dos tendões, seguidas de fibrose e formação de tecido de granulação e falha no processo de cicatrização, sugerindo mais degeneração que inflamação. Há uma alteração na reatividade dos vasos sanguíneos que levam a uma dificuldade na cicatrização da área afetada, evoluindo para a formação de tendinose angiofibrosblástica.

Os pacientes queixam-se de dor na região lateral ou medial do cotovelo, que irradia para o antebraço. Podem relatar fraqueza para agarrar e carregar objetos com a mão do membro envolvido. Geralmente a dor tem início gradual e raramente há um evento traumático que inicia o quadro álgico.

Devem ser excluídas patologias da coluna cervical, ombro e punho na consulta médica. Após diagnóstico, a maioria dos casos será resolvida com tratamento conservador e alguns irão para a cirurgia.

No tratamento conservador, a fisioterapia visa à analgesia com ultrassom, crioterapia e acupuntura e também utiliza técnicas como a liberação miofascial, reequilíbrio de cadeias musculares, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular e cinesiotape para aliviar os sintomas dos pacientes com epicondilites.

Agende sua consulta.

 
 
 

Comments


© 2025  por Forma e Equilíbrio Fisioterapia e Psicologia

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page