top of page
Buscar

Fisioterapia no Envelhecimento

cformaeequilibrio


O envelhecimento é um fenômeno biológico natural que depende de fatores como estilo de vida, condições socioeconômicas e doenças crônicas, dentre outros. Mundialmente, temos percebido um aumento da expectativa de vida, sendo que no Brasil, atualmente, a expectativa de vida do homem é de 73,1 anos e da mulher, 80,1 anos, tendo aumentado 31,1 anos desde 1940, segundo dados do IBGE.

Algumas condições bastante comuns no envelhecimento são alterações no aparelho locomotor e apesar de não serem de maior mortalidade, são as com maior potencial de limitação às atividades de vida diária (AVD’s). São elas a diminuição de trofismo/ força muscular, osteoporose e alterações degenerativas, representadas pela osteoartrose. O enfraquecimento muscular está ligado à maior chance de queda; a osteoporose com perda óssea representa risco de fratura e a osteoartrose traz dor e instabilidade articular, alterando equilíbrio e mobilidade.

Mesmo em idosos saudáveis, há alterações no metabolismo muscular, na ativação dos mesmos e nos proprioceptores sendo de extrema importância a atividade e treino muscular visando manutenção de força, alongamento, treino de equilíbrio e propriocepção e treino cardiorrespiratório. A fisioterapia tem como objetivo conservar a função motora e cognitiva do idoso, prevenindo a instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento ou reabilitando funcionalmente o idoso para as AVD’s, favorecendo sua autonomia.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page