Os meniscos dos joelhos (medial e lateral) são discos semilunares de fibrocartilagem situados entre os côndilos do fêmur e o platô da tíbia. O tecido do menisco é principalmente composto de água e de fibras de colágeno tipo I que contribuem para absorver os impactos da articulação do joelho. A qualidade dos meniscos degenera com a idade e isso os deixa mais suscetíveis para lesões agudas e danos crônicos. Esse desgaste progressivo da cartilagem articular leva ao desenvolvimento da osteoartrose.
Os sintomas incluem dor no joelho, edema (inchaço), diminuição da função, dificuldade para subir e descer escadas, aumento da dor ao agachar e cruzar as pernas, estalidos e bloqueios (travamentos).
O tratamento depende da localização, tamanho e tempo de ocorrência da lesão, idade e nível de atividade física do paciente. O tratamento pode ser conservador com fisioterapia ou cirúrgico (com retirada de parte do menisco ou sutura do mesmo).
A fisioterapia atua tanto no tratamento conservador quanto no pré e pós-operatório e tem como objetivo a diminuição da dor, ganho de amplitude de movimento, ganho de alongamento, ganho de força muscular, ganho de equilíbrio e propriocepção.
Agende sua consulta.
#fisioterapia #physiotherapy #florianopolis #fisioterapeuta #dor #pain #aliviodador #painrelief @fisio.julianafaust @fisioformaeequilibrio #qualidadedevida #bemestar #RPG #acupuntura #dornojoelho #lesaomeniscal #kneepain
Comments