A dor no ombro é a segunda maior queixa que leva os pacientes a procurarem auxílio ortopédico, perdendo apenas para a dor lombar. Dentre as causas de dor no ombro, a maioria está relacionada a problemas no manguito rotador. O manguito rotador é formado pelos tendões dos músculos supraespinal, infraespinal, redondo menor e subescapular. Eles funcionam em conjunto estabilizando e garantindo a movimentação correta do úmero (braço) na cavidade glenóide (ombro).
Há diversos fatores que podem interferir na biomecânica correta desse mecanismo como alterações anatômicas do acrômio (diminuindo o espaço por onde passam os tendões), osteófitos, excesso de uso do membro superior, envelhecimento biológico, alterações vasculares e trauma direto. Após avaliação ortopédica, em que geralmente é solicitado um ultrassom para auxílio diagnóstico, inicia-se o tratamento conservador com medicações à critério médico e fisioterapia.
Na fisioterapia serão identificados os pontos de dor, as compensações musculares ocorridas, encurtamentos e fraquezas. O tratamento inicia com alívio de dor, evolui para restauração da movimentação correta da articulação, ganho de alongamento, força muscular e controle motor. Alguns casos evoluem para cirurgia e tratamento fisioterapêutico pós-operatório para restaurar a função.
#manguitorotador #rotatorcuff #sindromedoimpacto #shoulderpain #dor #pain #fisioterapia #physiotherapy #florianopolis #fisioterapeuta #aliviodador #painrelief @fisio.julianafaust @fisio.formaeequilibrio #acupuntura #acupuncture #psicologiadasaude #healthpsychology #tcc #cbt
Comments